segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O desenvolvimento do bebê e da criança





O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entreo nascimento e o primeiro ano de vida. Nessa fase se consolida a basedo desenvolvimento neuropsicomotor.
Essa evolução acontece deforma natural, sistemática e organizada. Cada etapa do crescimento éimportante para que a criança desenvolva seus potenciais, suapersonalidade, sua coordenação motora, sensorial e afetiva.
Cadacriança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, que pode serinfluenciado pelos fatores hereditários, pelo ambiente e,principalmente pelos estímulos que recebe.
Esses estímulosinterferem de forma positiva no desenvolvimento da emoção, do sistemanervoso, e refletem em diversas áreas do comportamento do bebê e dacriança.
Por isso, é tão importante que os pais participemativamente da vida de seus filhos, estimulando-os de maneira correta,para que eles possam desenvolver ao máximo seus potenciais.

 O que um bebê recém-nascido consegue fazer?

O desenvolvimento neuropsicomotor da criança começa desde o seu primeiro minuto de vida.
Obebê recém-nascido é muito mais esperto e sensível do que muitos paisacreditam. Ele já nasce com os sentidos apurados, enxergando, ouvindo,sentindo cheiros. É por isso que costuma chorar tanto assim que sai dabarriga. As luzes dos refletores incomodam seus olhos, as vozes altasda sala de parto e os ruídos do centro cirúrgico atrapalham suaaudição, os cheiros dos desinfetantes agridem seu olfato e as mãos queo medem, pesam, limpam e vestem o assuntam.
Diversos estudosprovaram que o recém-nascido sente gostos e, inclusive, seu paladaraceita melhor os alimentos doces aos amargos, embora seu cardápio seresuma ao leite materno. Apesar de muitos passarem a maior parte dotempo com os olhinhos fechados, eles conseguem enxergar objetos erostos próximos do seu campo de visão. Nos primeiros dias de vida avisão do bebê já é bem clara e definida e atinge de 15 a 20 cm dedistância.
A audição do bebê está formada desde o 5º mês degravidez, é por isso que muitos especialistas incentivam as mães aconversarem com seus bebês ainda na barriga. Assim que nascem, os bebêsjá respondem aos estímulos sonoros. Quando expostos a ruídos altos,eles tendem a se atirar para trás e sua respiração se acelera.
Osbebês também nascem com a capacidade de olfato completamentedesenvolvida, ou seja, sentem cheiros agradáveis e ruins. Para nãoagredir seu olfato, o ideal é não passar perfume e evitar produtos delimpeza com odores fortes nos ambientes.
Se os pais estiverematentos ao comportamento do bebê, logo poderão reconhecer asmanifestações de inteligência e personalidade de seu filho. Orecém-nascido demonstra suas vontades berrando quando está com sono oucom a fralda suja, mordendo o bico do seio quando não consegueabocanhar, agitando braços e pernas quando está irritado. Essas são asarmas que ele tem para demonstrar e impor suas vontades.
Quanto àparte motora, uma das características dos recém-nascidos é a forma dacoluna vertebral. Ela é reta, pois as sua curvatura cervical, dorsal elombar só aparece conforme o bebê começa a sustentar a cabeça, sentar,ficar em pé.
Proporcionalmente, a cabeça é grande e as pernas e os braços ainda são bem magros e curtos em relação ao tronco.
Nosprimeiros dias o bebê já apresenta movimentos motores como jogar osbraços, chorar, se torcer, virar a cabeça de um lado para o outro, seencolher, fechar as mãos, buscar o bico do seio, sugar o leite edeglutir.


A cada dia que passa, a atividade do bebê fica mais intensa e ele começa a se mexer cada vez mais no berço. 








Como estimular o bebê recém-nascido?




Como os órgãos dos sentidos do recém-nascido já estão bemdesenvolvidos, ele precisa ser tratado com respeito desde os primeirosminutos de vida.
Nos primeiros dias, o importante é deixar o bebêcalmo e bem acomodado. O ambiente deve ser tranqüilo, sem fortesruídos, claridade excessiva, cheiros fortes e acumulo de pessoas.Tratar o bebê com carinho, segurá-lo com cuidado, falar baixinho, já éum grande estimulo para que ele comece a se desenvolver perfeitamente.
Acorrente Freudiana da psicologia acredita que todas as experiências dacriança, desde o primeiro dia de vida, podem influenciar sua futurapersonalidade. Por isso, o comportamento dos pais com o filho é muitoimportante desde o início.
As dificuldades do bebê tambémaparecem logo nas primeiras horas: aprender a mamar, conciliar o sono,tendência a vômito, sensibilidade extrema aos ruídos. É nesse momentoque entra o cuidado psicológico dos pais. A presença da mãe, o colo, ocarinho e a voz suave nesses momentos difíceis vão fazer o bebê começara entender que suas frustrações têm limite e ele é recompensado com oscuidados dos pais. Essas experiências são fundamentais para odesenvolvimento de funções mentais e psíquicas que vão acompanhar acriança pelo resto da vida.
O que um bebê de dois meses consegue fazer?
O desenvolvimento global da criança continua bastante intenso nosegundo mês. A mãe, que acompanha o filho de perto, pode perceber novoscomportamentos e conquistas a cada dia.
Na parte motora e postural a criança evolui gradativamente e jáconsegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quandoestá deitada de barriga para baixo. Também começa a levar a mão à boca,o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincarcom a língua.
Nessa fase, o bebê já adquire capacidade de virar a cabeça quandoescuta um ruído e acompanhar com os olhos um objeto que se move noquarto.
Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicosque faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e atésorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria,excitamento, angústia.
Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.
Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere aocomportamento emocional. É possível observar o movimento de pedalagem,onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando umabicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

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