segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que um bebê de dois meses consegue fazer?





O desenvolvimento global da criança continua bastante intenso nosegundo mês. A mãe, que acompanha o filho de perto, pode perceber novoscomportamentos e conquistas a cada dia.
Na parte motora e postural a criança evolui gradativamente e jáconsegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quandoestá deitada de barriga para baixo. Também começa a levar a mão à boca,o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincarcom a língua.
Nessa fase, o bebê já adquire capacidade de virar a cabeça quandoescuta um ruído e acompanhar com os olhos um objeto que se move noquarto.
Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicosque faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e atésorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria,excitamento, angústia.
Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.
Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere aocomportamento emocional. É possível observar o movimento de pedalagem,onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando umabicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.

Como estimular o bebê de dois meses?
Com a visão um pouquinho mais apurada, o bebê descobre nessa fase asluzes e consegue fixar os olhos nela por um bom tempo. Da mesma forma,são atraídos por campainhas e ruídos próximos. Para estimular essasdescobertas, ofereça brinquedos com essas características. Coloque obrinquedo no campo de visão do bebê, a uns 15 ou 20 cm de distância, emova para que ele acompanhe com os olhos. É importante lembrar-se deverificar a indicação de idade na embalagem, para que essas luzes esons não agridam o bebê.
Outra sugestão é levantar o bebê para que ele possa enxergar a seu redor e observar o ambiente.
Esse também é o momento certo de instalar móbiles no berço para queele acompanhe o movimento dos brinquedos. As cores que mais atraem suaatenção são o vermelho e o amarelo.
As músicas têm poder de acalmar as crianças. Escolha brinquedos quereproduzam musicas suaves e tranquilas. Mas cuidado: é muito cedo parabrinquedos barulhentos. As musicas devem ser de preferênciainstrumentais e não muito altas. O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares sãofundamentais para o desenvolvimento da afetividade, da socialização, doprocesso de linguagem. Aproveite todos os momentos para conversar comseu filho.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

0 comentários:

Postar um comentário