segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O que um bebê de um ano consegue fazer?


Entre um e dois anos de idade o bebê vai desenvolver especialmente o seu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tão evidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de o bebê aprender.
Ao completar um aninho, ele está pronto para aprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.
Aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar o dia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando.
Sua linguagem está se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo a criança fala em média 6 palavras e consegue imitar alguns sons que os pais ensinam, como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprende a apontar as partes do corpo quando os pais falam o nome e identificam objetos em livros infantis.
Ele já tem capacidade para fazer muitas coisas: coopera enquanto o vestem, segura um copo, tenta usar a colher. Por volta dos 15 meses começam a imitar o adulto em algumas tarefas do dia a dia. Faz coisas para mostrar que já é grande como tentar pentear o cabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer o chão com uma vassourinha.
Um dos seus passatempos prediletos é jogar objetos no chão de propósito. Se a mãe pega e devolve para ele, o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira.
É comum a criança pegar o brinquedo dos amiguinhos, mas não querer emprestar os seus. Outra característica interessante dessa fase do bebê é que eles adoram se exibir e, para isso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas.
Nessa fase, o gênio da criança está mais evidente e eles podem ter acessos de raiva, bater a cabeça, se jogar no chão, dar chutes. Esse comportamento deve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva.
Como estimular o bebê de um ano?
A criança precisa da ajuda dos pais para aprender a andar. Segure-a por baixo dos braços para ela dar os primeiros passos. Conforme estiver mais confiante, segure apenas pelas mãozinhas. Com o tempo e o progresso do andar, solte uma das mãos até que ela consiga caminhar sem ajuda.
Se a criança cair tentando andar, ajude-a a se levantar, mas não faça disso um drama. Se o filho sente o medo dos pais, ele terá medo de tentar novamente. Faça com que sinta confiança e segurança e mostre para seu pequeno que cair e levantar é natural.
As descobertas são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Deixe-a abrir os embrulhos dos presentes que ganhar. Apenas dê uma ajudinha. Esconda os brinquedos e ajude-a a procurar.
A natação pode ser um excelente exercício para os bebês de 1 aninho. Eles têm um reflexo excelente de bater braços e pernas quando os seguramos com a cabeça para fora d’água. Com essa idade a criança não tem medo, então aproveite a oportunidade para ensiná-la a nadar desde cedo.
Com 1 ano a criança vira uma esponjinha e imita tudo o que observa. Lembre-se que ela aprende muito mais com o que vê os pais fazendo do que com o que ouve deles. Não adianta dizer para a criança a comer toda a comida e deixar a sua própria sobrar no prato. Como ela imita as atitudes dos pais, é importante dar bons exemplos. Uma boa maneira de fazer isso é guardar os brinquedos no lugar na hora de dormir e pedir “por favor” e “obrigado” para a criança.

0 comentários:

Postar um comentário