terça-feira, 28 de setembro de 2010

SER MÃE!!!!!!!!


  

domingo, 26 de setembro de 2010

Reunião Geral da Sociedade de Socorro

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sobre Jejum

Jejum dos mórmons é bom para o coração?

Os mórmons sofrem menos de doenças cardíacas´ e isso pode estar relacionado ao jejum religioso que eles praticam uma vez por mês. Até então, médicos atribuíam a resistência maior desse grupo à proibição do cigarro, própria da doutrina. Mas estudos recentes realizados na capital do mormonismo "o estado de Utah, nos Estados Unidos" apontam que ficar sem comer por um dia em cada mês pode estar ajudando a manter seus corações saudáveis.

Cerca de 70% dos habitantes de Utah são mórmons e praticam o jejum no primeiro domingo de cada mês. O estudo constatou que essas pessoas têm 40% menos chances de serem diagnosticadas com doenças coronárias, especialmente entupimento de artérias, se comparadas às que não praticam o jejum. O time não englobou apenas os religiosos: não-mórmons que também tinham o hábito regular de "dar um tempo de comida" foram igualmente classificados como mais resistentes às doenças de coração.

O fato de essas pessoas jejuarem pode sugerir também que elas controlam melhor o que comem, e que essa disciplina se estende a outros comportamentos que ajam em benefício da saúde´, disse Bejamin Horne, coordenador do estudo. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Utah em Salt Lake City e do Centro Médico Intermountain, e foi apresentada na última conferência da Associação Americana do Coração.

Fonte: Portal Sud

domingo, 19 de setembro de 2010

180° Conferência Geral Anual da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Peito empedrado – Tratamento




peito empedrado - pega correta
peito (mama) fica empedrado devido ao acúmulo de leite em algumas regiões da mama que não são bem esvaziadas.

Características do peito empedrado

-Mama fica cheia, pesada e quente, no entanto, não há sinais de vermelhidão ou mesmo inchaço;
-A aréola fica rigida, o bico plano e o leite não flui;
-Dor na mama que percorre até a axila e pode até ocorrer febrezinha.

Peito Empedrado – Tratamento

O primeiro passo para tratar o empedramento da mama ,é fazer massagens no peito com a mão espalmada, em movimentos circulares por toda ela.
Na região da aréola, a massagem produz mais efeito se realizada com dois dedos (indicador e médio).
A massagem também pode ser realizada durante o banho, com a água morna do chuveiro, mas atenção a temperatura, pois ajuda na liberação do leite.
Depois da massagem, esvazie um pouco o peito fazendo uma ordenha manual. Balançar os peitos cuidadosamente faz com que o leite que esta sob a forma de gel fique líquido facilitando sua saída.
Assim que estiver macio, ofereça o peito ao bebê no regime de livre demanda, sem duração ou horários fixos.
Pergunte ao seu médico sobre um medicamento: syntocinon spray nasal pode ser útil . Mas não use nenhum medicamento sem orientação médica.
Veja também: Alimentando
FONTE: MULHERES GRÁVIDAS

Dúvidas, Problemas e Restrições



O prazer de alimentar o bebê

O ato de amamentar é muito mais que alimentar fisicamente o bebê. É uma poderosa fonte de comunicação que fortalece o vínculo materno-filial, através do aconchego, do contato físico, do calor materno e da troca de olhares entre ambos.

Quem já teve oportunidade de vislumbrar este momento, deve concordar. É um momento único, belo e emocionante! E por isto mesmo deveria acontecer em um ambiente calmo, com luz suave, sem ruídos ou conversas paralelas. De preferência, no próprio quarto do bebê onde mãe e filho possam interagir, sem interferência.
A voz materna é a mais sonora e gratificante para o bebê. Assim, a mãe deveria conversar com ele, pois embora ainda não esteja amadurecido para a fala, o bebê capta a emoção contida nos sons das palavras.
Atualmente o aleitamento materno está em moda e as campanhas publicitárias se proliferam em toda a mídia, porém a decisão quanto ao tipo de alimento, natural, artificial ou misto, e a forma com que será oferecido ao bebê, pertence à mãe. É um direito seu e deveria ser decidido com toda a tranquilidade e sem culpa.
Sabemos que o leite materno é um alimento completo, que traz benefícios nutritivos e imunológicos à saúde do bebê e as primeiras mamadas são importantíssimas. Apesar disso, não são todas as mães que podem amamentar por várias razões, dentre elas, por portarem doenças infecto-contagiosas ou simplesmente por não o desejarem. Outras, ainda, amamentam apenas por se sentirem pressionadas pelo pai do bebê, pela família, amigos, quando na verdade não sentem prazer nenhum, pelo contrário.
Desta forma, torna-se prejudicial ao bebê e à relação entre eles, pois ele percebe como é desconfortável para ela, amamentá-lo. Seria muito mais saudável se fosse respeitado o desejo dela de alimentá-lo de outra maneira e um bom pediatra poderá orientá-la melhor.
Muito embora amamentar seja um processo natural, é preciso aprender o modo correto de colocar o seio na boquinha do bebê, para que não engula muito ar e o leite possa sair adequadamente, sem machucar o bico.
Algumas mães desistem de dar o peito tão logo surjam pequenas dificuldades, por se sentirem frustradas e inseguras. É muito importante que sejam conscientizadas sobre a possibilidade de oferecer o leite materno pelo menos por alguns dias mais, para que os bebês possam se beneficiar dos fatores imunológicos transmitidos por elas e que irão protegê-los de infecções e outras doenças.
De qualquer maneira, é necessário esclarecer que, mesmo as mães que optam pelo uso da mamadeira, também fortalecem o vínculo entre eles nesses momentos, bem como, na troca das fraldas, no banho, enfim, em todos os cuidados básicos, além de promoverem momentos de pura ternura e amor, respeitando as necessidades de seus filhos e estando por inteiro em cada atividade juntos.

Amamentando


Bebê tem que mamar logo que nasce!

A visão do parto que existe na cabeça da grande maioria das mulheres é assim: a gestante sente muitas dores e “expulsa” o bebê de dentro da barriga (seja com o parto cesárea ou normal). Em seguida, o bebê é levado para as avaliações necessárias, toma banho e assim vai para o berçário, reencontrando a mãe depois de um tempão.
A realidade em alguns hospitais ainda é essa, infelizmente. Entretanto, uma boa parte das maternidades realiza um trabalho mais humanizado, isto é, respeitando o momento ímpar entre mamãe e bebê. O aleitamento materno é fundamental nos primeiros minutos de vida do novo serzinho.
Mesmo aquela mamãe que por vezes não pode nem sentar e está cansada do exaustivo trabalho de parto, é preciso sim dar atenção imediata ao filho. Seja forte, mulher!
As vantagens da amamentação imediata são muitas e beneficiam tanto bebê quanto mamãe.

Começando pela produção de hormônios que acontece logo depois do parto numa interação mãe-bebê. O ato de o bebê sugar o leite libera a oxitocina que aumenta as contrações uterinas da mamãe, expulsando com maior facilidade a placenta e já fazendo com que o corpo da mulher volte ao normal.

“Sugando o seio da mãe, o bebê também ajuda na descida do leite materno, já que o ato de sugar joga na corrente sangüínea da mamãe o hormônio prolactina que estimula a produção de leite”, relata a fonoaudióloga Jamile Elias, aprimoranda em Saúde Materna-Infantil pelo Hospital Guilherme Álvaro, em Santos/SP.

A endorfina também é liberada quando o bebê é amamentado logo após o parto, diminuindo as dores da mamãe, que muda o seu foco da dor para o bem-estar do seu filho. E com esse foco desperta o instinto de proteção e cuidado.
O quanto antes no peito - Quanto mais precoce for a primeira mamada, mais vínculo se criará entre mamãe e bebê, prolongando assim o tempo de amamentação.
A fonoaudióloga Jamile Elias diz que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida do bebê, pois mamãe e filho se beneficiem ao máximo das vantagens da amamentação exclusiva, como menor risco de doenças e alergias.
Outra vantagem: o contato pele a pele nos primeiros minutos de vida contaminará o bebê de germes e bactérias da própria mãe que são menos agressivos, criando imunidade, principalmente com o colostro (leite das primeiras mamadas), prevenindo assim de alguma infecção posterior.
Quer mais? O bebê ainda não regula normalmente sua temperatura. A relação precoce da mãe com o bebê que acabara de nascer faz com que a ela regule o corpo do pequeno ao estar em contato pele a pele, evitando assim uma hipotermia (choque entre a temperatura normal de uma pessoa com a do ambiente).
Prêmio a quem incentiva o aleitamento “imediato” - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propuseram ações em apoio ao aleitamento materno desde os primeiros minutos de vida do bebê.
Uma dessas ações chama-se “Iniciativa Hospital Amigo da Criança - IHAC”. Para receber esse título, o hospital precisa seguir dez mandamentos que incentivam o aleitamento materno. E o quarto item dessa lista pede:
“Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto”

Mesmo os hospitais que não tem esse título podem ajudar as mamães a amamentarem seus bebês nos primeiros minutos de vida.
Dicas
Se você quer se beneficiar desse contato precoce converse antes com os médicos que realizarão o seu parto e com o hospital.
Quanto mais informações sobre parto e amamentação você tiver melhor preparada estará para beneficiar seu bebê e a você mesma.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal.
Bruno Rodrigues

O que um bebê de um ano consegue fazer?


Entre um e dois anos de idade o bebê vai desenvolver especialmente o seu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tão evidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de o bebê aprender.
Ao completar um aninho, ele está pronto para aprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.
Aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar o dia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando.
Sua linguagem está se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo a criança fala em média 6 palavras e consegue imitar alguns sons que os pais ensinam, como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprende a apontar as partes do corpo quando os pais falam o nome e identificam objetos em livros infantis.
Ele já tem capacidade para fazer muitas coisas: coopera enquanto o vestem, segura um copo, tenta usar a colher. Por volta dos 15 meses começam a imitar o adulto em algumas tarefas do dia a dia. Faz coisas para mostrar que já é grande como tentar pentear o cabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer o chão com uma vassourinha.
Um dos seus passatempos prediletos é jogar objetos no chão de propósito. Se a mãe pega e devolve para ele, o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira.
É comum a criança pegar o brinquedo dos amiguinhos, mas não querer emprestar os seus. Outra característica interessante dessa fase do bebê é que eles adoram se exibir e, para isso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas.
Nessa fase, o gênio da criança está mais evidente e eles podem ter acessos de raiva, bater a cabeça, se jogar no chão, dar chutes. Esse comportamento deve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva.
Como estimular o bebê de um ano?
A criança precisa da ajuda dos pais para aprender a andar. Segure-a por baixo dos braços para ela dar os primeiros passos. Conforme estiver mais confiante, segure apenas pelas mãozinhas. Com o tempo e o progresso do andar, solte uma das mãos até que ela consiga caminhar sem ajuda.
Se a criança cair tentando andar, ajude-a a se levantar, mas não faça disso um drama. Se o filho sente o medo dos pais, ele terá medo de tentar novamente. Faça com que sinta confiança e segurança e mostre para seu pequeno que cair e levantar é natural.
As descobertas são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Deixe-a abrir os embrulhos dos presentes que ganhar. Apenas dê uma ajudinha. Esconda os brinquedos e ajude-a a procurar.
A natação pode ser um excelente exercício para os bebês de 1 aninho. Eles têm um reflexo excelente de bater braços e pernas quando os seguramos com a cabeça para fora d’água. Com essa idade a criança não tem medo, então aproveite a oportunidade para ensiná-la a nadar desde cedo.
Com 1 ano a criança vira uma esponjinha e imita tudo o que observa. Lembre-se que ela aprende muito mais com o que vê os pais fazendo do que com o que ouve deles. Não adianta dizer para a criança a comer toda a comida e deixar a sua própria sobrar no prato. Como ela imita as atitudes dos pais, é importante dar bons exemplos. Uma boa maneira de fazer isso é guardar os brinquedos no lugar na hora de dormir e pedir “por favor” e “obrigado” para a criança.

O que um bebê de onze meses consegue fazer?


Aos 11 meses, a criança passa a maior parte do tempo em pé. Ela está ansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, na banheira, no meio do quarto. Se segurarmos eles pelas mãos, conseguem dar alguns passinhos. Engatinhando, já consegue até subir escadas. E alguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos.
O bebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo está escondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo.
Sua visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livro colorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente para desenhos animados na televisão.
Quanto ao desenvolvimento da fala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenas de vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o som que pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que está pedindo carinho, comida, colo da mãe.
Consegue segurar sozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pega apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe como usá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção, empilha os cubos.
Como estimular o bebê de onze meses?
Os brinquedos coloridos e leves, de várias texturas, estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato. Deixe a criança experimentar bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, que são gostosos de tocar e abraçar.
O bebê de 11 meses começa a apreciar livros com ilustrações de objetos familiares como cachorrinhos, bolas, colheres.
Quando a criança engatinha ou anda, os brinquedos mais estimulantes e divertidos são os de empurrar e puxar, como um pequeno caminhão, e os brinquedos com peças grandes de montar e desmontar. Brinque com a criança de colocar e tirar objetos de uma caixa e veja como ele participa e se diverte.
Esse é o momento de estimular a fala. Toque cantigas de roda e cante para ela
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de dez meses consegue fazer?


Sua capacidade de raciocínio está bastante evidente. Se o bebê está brincando com uma bolinha e ela rola para trás de uma caixa, o bebê tentará empurrar a caixa para resgatar a bola.
Com 10 meses o bebê consegue imitar alguns sons que ouve. Quando a mãe faz barulhos com o lábio, estala a língua no céu da boca ou imita o som dos bichos, o bebê observa e procura imitar.
É capaz de compreender certas proibições. Se a mãe sempre diz “não” quando o bebê cospe a sopa ou quando puxa o cabelo, ele entenderá que não pode fazer aquilo.
Uma das provas de que o bebê de 10 meses é emocionalmente apegado a sua mãe é que ele sente ciúmes e pode demonstrar isso quando ela pega outro bebê no colo. Aliás, sua expressão fisionômica consegue mostrar bem o que ele sente: ansiedade, aflição, alegria, medo.
A evolução motora é notada na sua capacidade de segurar objetos firmemente usando o polegar em oposição aos outros dedos, movimento conhecido como pinça. Também começa a sacudir a mão para dar tchau e já consegue andar de lado segurando em uma mesa. O bebê de 10 meses engatinha de quatro esticado, com o bumbum para o alto, e depois tenta levantar sozinho.
Como estimular o bebê de dez meses?
O bebê de 10 meses tem energia de sobra e precisa gastá-la brincando. Engatinhar dentro do seu quarto ou no apartamento não é tão divertido quanto ao ar livre. Leve-o para brincar na praça, no parquinho, na praia. Nos dias quentes, ele vai adorar entrar numa piscina e fazer bastante bagunça com a água.
Coloque em sua mãozinha objetos diferentes para serem manuseados, com texturas, formas, pesos e tamanhos diversos. Ofereça brinquedos de encaixe, conte histórias curtas e mostre figuras de livros infantis.
Lembre-se de estimular a criança apenas dentro dos seus limites. A ansiedade dos pais pode atrapalhar o progresso do bebê. Apenas confie e deixe que ele aprenda no seu tempo. Não faça comparações com o irmão mais velho, com os primos e com os filhos de amigas. Algumas crianças andam mais cedo, outras falam mais depressa.
É verdade que o progresso do bebê depende muito dos estímulos que ele recebe, mas se a criança não estiver preparada para determinadas experiências, a insistência e a cobrança dos pais podem influenciar de forma negativa.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de nove meses consegue fazer?

O bebê de 9 meses está em constante atividade. Ele só para quieto na hora de dormir. Por isso, a mamãe tem que ter fôlego para acompanhá-lo, já que ele está cada vez mais craque no engatinhar e na prática de escalada de móveis e paredes.
Alguns bebês desenvolvem uma nova maneira de se locomover entre o engatinhar e o andar, usando os quatro membros. Eles conseguem ficar em pé sozinhos e se segurar. Aos pouquinhos vão começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio.
Com essa idade ele já aprendeu a bater palminha e o faz sempre que cantam para ele.
Em relação ao desenvolvimento emocional e social, quando está envergonhado ou leva uma bronca pode fazer beiço, baixar os olhinhos, esconder o rosto e ficar com vergonha.
O bebê de 9 meses consegue colocar emoção nas suas “falas”. Articula as primeiras palavras de duas sílabas como mamã, papá, au-au e reage corretamente as palavras familiares como: me dá, pega, vem, não pode.
A criança de 9 meses não só imita o tom de voz que ouve como também as expressões faciais dos adultos que falam com ela.
Nessa fase, elas aprendem gracinhas como piscar o olho e fazer “cheirinho”.
Como estimular o bebê de nove meses?
A criança de 9 meses gosta de audiência e fica animada quando a mamãe, o papai, a vovó e a madrinha estão por perto rindo e fazendo festa para ela. Se é aplaudida, repete a gracinha.

Para que a criança desenvolva bem sua inteligência, converse e explique para ela tudo o que vai fazer, seja no banho, na refeição, na troca de roupa. Diga: “abre a boca”, “vamos lavar a perninha”, “a fralda está suja”, “vamos colocar a roupa vermelha”. E lembre-se de pronunciar as palavras corretamente.

Os livrinhos de cores fortes são um ótimo estímulo para o bebê. Algumas editoras desenvolvem livros para essa faixa etária com diferentes texturas, figuras alegres, sons. Os bebês adoram e podem aprender muito com eles.
Para fortalecer a musculatura, ajude seu filho a se manter em pé. Esse estímulo vai ser importante para a fase de andar. Mas lembre-se que cada criança tem um ritmo diferente e pode levar mais ou menos tempo para passar de uma etapa para outra.
Ensine a criança a usar corretamente seus brinquedos, mostrando como fazer, guiando suas mãozinhas, ajudando e aplaudindo quando ela acerta.

O que um bebê de oito meses consegue fazer?


Geralmente, é com 8 meses que a criança entra na fase do engatinhar, o que significa um grande progresso nas suas funções motoras, coordenação, equilíbrio e desenvolvimento mental.
A criança desenvolve a habilidade de engatinhar e logo dispara pela casa como um foguete em todas as direções, inclusive de ré. Consegue até mesmo engatinhar com uma das mãos, levando um brinquedo ou objeto na outra.
Quando a criança engatinha ela ganha independência para se locomover sozinha, buscar o brinquedo que está longe, procurar a mãe pela casa, ir atrás de barulhos. E, com isso, demonstra sua vontade, sua inteligência, sua personalidade.
Com o engatinhar vem logo a vontade de ficar em pé. A criança gasta um bom tempo do seu dia debruçando-se em móveis, camas e mesas baixas para levantar e ficar em pé sozinha. Embora tenha força nos braços e pernas, não consegue largar as mãos e se manter firme. Logo cai sentada.
O bebê de 8 meses já reconhece o seu nome quando é chamado e algumas outras palavrinhas repetidas constantemente pela mãe. Sua linguagem continua evoluindo e ele não para de balbuciar sílabas e testar sua voz e os sons que produz, dando diferentes entonações.
Sua capacidade de brincar é grande e ela participa ativamente das brincadeiras propostas, trocando sinais com os adultos e demonstrando diferentes reações às provocações. Nessa fase, ela começa a imitar gestos.
Como estimular o bebê de oito meses?
 “Cadê a mamãe? Achou!”. O bebê de 8 meses adora essa brincadeira em que a mãe se esconde atrás de uma fralda e ele tem que tirar o pano do rosto para achá-la.
O desenvolvimento social da criança é expressivo no oitavo mês. Os pais podem introduzir brincadeiras como fazer caretas e sons para a criança imitar, bater palma, brincar de pegar e soltar e colocar o bebê a cavalo sobre a barriga. Brinquedos para martelar, empilhar e desmontar podem distrair a criança durante certo tempo.
Faça a experiência de colocar o bebê em frente a um espelho e veja como ele faz festa para a própria imagem.
Como dissemos anteriormente, a educação da criança começa logo após o nascimento. Quando ela coloca o dedo na tomada, enfia um chinelo na boca, pega um enfeite da mesa da sala, os pais devem dizer “não”, com voz séria e firme, para que ela aprenda os seus limites.
Certamente o bebê não vai compreender o significado da palavra “não”, mas vai notar o tom da voz da mãe, a cara séria e assim, com o tempo, entender que não deve mais fazer aquilo.
O importante na educação do bebê é que os pais saibam respeitar os filhos. O correto é que digam “não” olhando nos olhos da criança, retirem o objeto inadequado da mão do filho, fale com a voz firme e sem berrar. Só assim a criança vai aprender a respeitar e obedecer aos pais.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de sete meses consegue fazer?


É hora de o bebê ficar sentado. Com 7 meses, sua coluna já está mais firme e o bebê já consegue ficar sentado sozinho, às vezes inclinado para frente e com as mãos apoiadas no chão para não desequilibrar. Com o tempo, ele vai ganhando confiança e passa a ficar sentado com a coluna bem retinha, sem nenhum tipo de apoio.
Nessa fase o bebê se prepara para engatinhar e começa a se locomover voluntariamente. Eles se arrastam e rolam para alcançar objetos que estão longe e alguns chegam até a inventar moda se arrastando sentado.
O progresso da linguagem é evidente e o bebê começa a usar sílabas como da-da, pa-pa, ga-ga. Ele se diverte com os sons que ele próprio emite.
Nessa fase, eles estão encantados com as pessoas. Os pequenos conhecem bem sua família e podem ficar encabulados se algum estranho pegá-lo no colo. Se forem conhecidos, vão adorar passar de um colo para o outro.
As brincadeiras que divertem aos 7 meses são as mais animadas, como aquela em que colocamos a criança sentada nos joelhos e fazemos como se ela estivesse andando de cavalinho. A criança ri alto com a brincadeira, gosta da sensação, fica excitada e pede mais quando paramos, se balançando e jogando o corpo para trás.
Participa ativamente das brincadeiras, não só “pedindo mais” com gritos e movimentos, mas também estabelecendo contato com as pessoas, olhando, balbuciando e até mesmo esboçando imitações.
Como estimular o bebê de sete meses?
Quando a criança começa a sentar, uma serie de brinquedos entram no seu campo de interesse e a brincadeira fica muito mais divertida. Ela está pronta para brincar com cubos que tenham guizos embutidos, caixas que se encaixem uma dentro da outra, brinquedos e argolas empilháveis.
Sentada, a criança pega um objeto com cada mão, troca os brinquedos de mão, e com isso, aprende cada vez mais. Sente a criança no chão e coloque seus brinquedos preferidos em volta dela. Ela vai observar, escolher um para brincar, depois trocar por outro. O bebê poderá se distrair assim durante muito tempo.
É interessante que o bebê brinque com outras crianças também. Em geral, os bebês gostam de observar e interagir com irmãos mais velhos e primos.
Lembre-se que a presença da mãe continua sendo fundamental para o desenvolvimento da criança.
Se a mãe trabalha fora o dia inteiro, poderá compensar sua ausência à noite e nos finais de semana. Nossa dica é que a mãe que trabalha não chegue em casa e apenas dê banho, comida e coloque a criança para dormir. O ideal é arrumar um tempinho diariamente para brincar com o bebê, ainda que esteja cansada. É nesses momentos de troca de carinhos, olhares e gestos que a mãe e o bebê vão se doar um ao outro.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de seis meses consegue fazer?


Com seis meses o bebê usa as mãos para descobrir o mundo. Quer pegar, alcançar, amassar, apertar. Bate com os objetos no chão e na beira da cama para fazer barulho e começa a se interessar realmente pelos seus brinquedos. Sua percepção já está evoluída a ponto de conseguir encontrar um objeto escondido se tiver uma parte visível.
Se o bebê estiver entretido com um brinquedo e alguém tentar tirá-lo de suas mãozinhas, terá dificuldades. Ele usa movimentos do corpo e aperta com mais força o objeto para não entregar. Esse é um claro sinal da inteligência do bebê.
Outro exemplo é quando estamos brincando com ele, falando e mostrando um objeto e paramos de repente. Logo o bebê começa a fazer sons e balançar os bracinhos pedindo mais.

Eles gostam de audiência. Quanto mais gente por perto rindo e se divertindo com as suas gracinhas, mais feliz o bebê está.

Ele fica bastante tempo entretido com seus brinquedos e, se estiver apoiado, consegue sentar. Mas os pais precisam ficar sempre atentos. Aos 6 meses os bebês são rápidos, jogam o corpo, rolam e os tombos podem acontecer a qualquer hora.
Seu equilíbrio e coordenação motora já estão bem evoluídos e ele é capaz de se virar para um lado, para o outro, para frente e para trás.
A linguagem continua se desenvolvendo e agora o bebê balbucia para os brinquedos, usa consoantes e vogais diversas, resmunga e gargareja. Também consegue usar tonalidades diferentes para demonstrar raiva, alegria, dúvida, desapontamento.
Nessa fase o bebê já distingue perfeitamente rostos familiares e estranhos. Seu comportamento social pode ser percebido no reconhecimento de pessoas da família.
Como estimular o bebê de seis meses?
O desenvolvimento mental está fortemente ligado aos estímulos que o bebê recebe. Por isso, é fundamental que os pais conversem e falem com o bebê, mesmo que ele não entenda o significado das palavras. Mostre as cores e diga os nomes, imite o barulho dos animais, cante musicas infantis, aponte as partes do corpo e diga os nomes.
A voz da mãe é muito importante para incentivar a fala do bebê. Aos 6 meses, ele tenta modular suas emissões vocais de acordo com o que ouve da mãe.
O contato com outras crianças, principalmente com irmãos mais velhos, é excelente, pois facilita tanto o desenvolvimento mental quanto o social. Ele aprende a dividir, se comunicar, respeitar, impor suas vontades.
Incentive-o a se arrastar para pegar os brinquedos. Coloque seu brinquedo preferido a alguns centímetros de onde ele está e faça movimentos, barulhos e chame o bebê. Essa etapa em que ele começa a se locomover para alcançar objetos é importante para o aprendizado do engatinhar.

O que um bebê de cinco meses consegue fazer?


A cabeça e os membros do bebê estão mais simétricos aos 5 meses. Sua postura está cada vez mais firme e já consegue sentar com apoio mantendo as costas retas. Eleva as pernas e alcança os pés, mantém a cabeça estável, rola na cama quando virado de bruços e apoia na palma das mãos tentando levantar.
É a fase da explosão de atividades. Segura objetos e agarra tudo que está ao seu alcance. Consegue inclusive pegar um objeto e trocar de mão.
Nessa fase o bebê coloca tudo na boca. Essa é sua maneira de experimentar as coisas.  Ele chupa os brinquedos, coloca o pé na boca, lambe objetos que estão à sua volta, pega o dedo da mãe e tenta morder.
Ri e emite sons ao brincar porque acha divertido os barulhos que faz. Solta gritos de alegria e usa seu “blá-blá-blá” para interromper a conversa dos outros e chamar atenção para si. Seu rosto expressa medo, susto, alegria, raiva, ansiedade, excitação.
Começa a utilizar o contato físico para se comunicar com outras pessoas. Agarra, apalpa, quer sentir e tocar em tudo.
Como sua visão e percepção estão muito evoluídas, começa a estranhar pessoas que não conhece ou não vê freqüentemente. Sua audição está aguçada e ele vira a cabeça quando chamam o seu nome.
Como estimular o bebê de cinco meses?
A escolha dos brinquedos certos é fundamental para o desenvolvimento. É com eles que o bebê vai se ocupar e se divertir, mas principalmente aprender. Os brinquedos ensinam a perceber o duro, o mole, o leve, o pesado, o áspero, o liso, o elástico, o rígido, as cores, os tamanhos, as formas.
Agora, o bebê já reconhece os próprios brinquedos e reage quando tiramos algum deles de sua mão.
Com 5 meses o bebê começa, lentamente, a fazer imitações. Brinque com ele fazendo caretas, abra bem a boca, coloque a língua pra fora, faça bicos e emita sons parecidos com os que ele faz para que ele possa imitar.
Use também o espelho para provocar reações. Provavelmente, ele vai sorrir e vocalizar para a sua própria imagem.
A presença do pai é muito importante nessa fase. O vínculo que se estabelece durante as brincadeiras e os cuidados são fundamentais para o resto da vida. O ideal é que o pai participe ativamente e acompanhe de perto o crescimento e a evolução diária do bebê. Esse é um bom começo para que se tornem, além de pai e filho, grandes amigos.
Coloque músicas variadas para tocar e cante junto com ele, bata palmas e veja a sua reação.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de quatro meses consegue fazer?


Com quatro meses o bebê já está bem mais durinho. Quando de bruços, consegue levantar não só a cabeça, mas também os ombros, apoiando nos braços. Quando sentado com um apoio, consegue manter-se por alguns segundinhos.
Eles descobrem a função e os movimentos dos dedos e ficam encantados. É hora de colocar os dedos na boca, chupar, segurar as coisas, observar os movimentos dos dedos.
Sua visão já está bem próxima da do adulto e ele consegue distinguir duas cores. Sua memória dura de 5 a 7 segundos, e assim, ele se diverte com brincadeiras repetitivas.
O bebê mostra a evolução da sua inteligência e socialização a cada dia: reage à chamada do seu nome virando a cabeça, demonstra preferência por um brinquedo, para de chorar quando vê a mamadeira ou o peito, tosse para chamar a atenção.
Sua vocalização está cada vez mais rica e já se pode admitir o início da linguagem. Ele se expressa com sílabas e gritos fortes e adora ouvir os próprios barulhos. Nessa etapa surge a gargalhada.
Como estimular o bebê de quatro meses?
Mamar, tomar banho, passear, trocar a fralda, tudo é divertido para o bebê de 4 meses. Ele encara todas as atividades como se fossem brincadeiras. O horário que o bebê está mais disposto para brincar é no período da tarde, normalmente entre 3 e 6 horas.
O bebê começa a reagir fortemente aos estímulos. Consegue se acalmar ouvindo uma música suave e quando provocado com gestos e brincadeiras, fica excitado e com a respiração acelerada.
Um bom teste para perceber sua reação é se debruçar no berço e provocá-lo com gestos, caretas, objetos e sumir de repente. Ele irá desaprovar a interrupção da brincadeira fazendo bicos, gritando ou até chorando.
Eles não querem mais ficar na cama o tempo inteiro. É hora de colocá-lo no bebê conforto para observar o ambiente. Ofereça objetos interessantes que emitam sons para que ele possa segurar ou tocar.
Uma boa dica é instalar tapetes emborrachados no quarto do bebê e deixá-lo brincar à vontade no chão. Esses tapetes são próprios para os bebês e são facilmente montados e desmontados, como um quebra cabeça. O ideal é colocar o bebê de bruços durante alguns minutos para que ele faça o exercício de sustentar a cabeça se apoiando nos braços.
Outro brinquedo interessante são os tapetes divertidos, onde o bebê fica deitado de barriga para cima e consegue tocar com o pé e com a mão brinquedinhos que ficam pendurados.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de três meses consegue fazer?


Com 3 meses completos o bebê já consegue reconhecer visualmente a mamãe. Além do cheiro e da voz, ele tem mais um recurso para saber quando ela está por perto. O bebê também começa a sorrir para todos que se aproximam dele sorrindo. Ele olha para as pessoas, balbucia e faz vocalizações prolongadas, participando ativamente do lar.
Nessa fase as glândulas do canal lacrimal começam a funcionar e aparecem as lágrimas quando o bebê chora.
Firmar bem a cabeça aos 3 meses é uma ótima prova de que o desenvolvimento psicomotor está perfeito. Para fazer o teste, basta deitar a criança de bruços e esperar que ela use o apoio dos bracinhos para sustentar a cabeça e olhar à sua volta.
Geralmente, é no terceiro mês que a cabeça do bebê ganha forma arredondada e ele começa a ficar deitado com o rosto virado para cima. Antes disso, a cabeça ficava apoiada de um dos lados. Nessa etapa ele também começa a escolher sua posição para dormir e se ajeita no colchão. Quando deitado de lado, se vira para ficar sobre as costas. No berço, agarra o lençol e outras coisas que estão por perto e puxa para si.
Os reflexos automáticos do bebê desaparecem e aparecem os da vontade, revelando o controle cerebral da criança. Ele já consegue fixar o olhar, segurar guizos, observar as mãos e os pés, espiar as atividades de pessoas que estão por perto, parar o que está fazendo quando ouve um barulho e balbuciar sozinho.
Como estimular o bebê de três meses?
O bebê de 3 meses já consegue interagir e participar mais da família. Nessa fase, o relacionamento dos pais com o filho fica ainda mais gostoso porque ele responde aos estímulos e brincadeiras.
O bebê já reconhece o rosto da mãe, troca olhares com ela e procura por ela no quarto. Também já é capaz de combinar os dois sentidos: visão e audição. Então, a dica é conversar com a criança, olhar, sorrir e fazer gestos. Certamente, ela vai corresponder com um delicioso sorriso.
Os passeios são um ótimo estímulo para o bebê de 3 meses. Quanto mais ele vê, mais aprende. Ao passear de carrinho pelas ruas é possível ver o interesse do bebê por determinados objetos. Alguns se encantam com as árvores, outros com pessoas, mas eles estão sempre atentos ao que acontece ao seu redor.
Os brinquedos preferidos são os chocalhos e guizos, que eles conseguem segurar com as mãozinhas e balançar para ouvir o barulho. Aproveite a hora do banho para brincar com o bebê. Espirre água, faça espuma, cante e observe as suas reações. Brinquedos flutuantes entram no seu campo de interesse e o banho fica mais divertido com patinhos de borracha que boiam na água.
Lembre-esse que aos 3 meses o bebê já está bem habituado à sua rotina e reage negativamente ao barulho, mudanças e irregularidades. A rotina é importante para que ele se desenvolva naturalmente.
FONTE: GUIA DO BEBÊ

O que um bebê de dois meses consegue fazer?





O desenvolvimento global da criança continua bastante intenso nosegundo mês. A mãe, que acompanha o filho de perto, pode perceber novoscomportamentos e conquistas a cada dia.
Na parte motora e postural a criança evolui gradativamente e jáconsegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quandoestá deitada de barriga para baixo. Também começa a levar a mão à boca,o que é uma grande descoberta, pois passa a sugar os dedos e brincarcom a língua.
Nessa fase, o bebê já adquire capacidade de virar a cabeça quandoescuta um ruído e acompanhar com os olhos um objeto que se move noquarto.
Uma prova do seu desenvolvimento social são os gestos fisionômicosque faz quando vê um rosto humano. Eles podem enrugar a testa e atésorrir. Observando o rostinho, podemos perceber satisfação, alegria,excitamento, angústia.
Outro exemplo da socialização é ficar imóvel ao ouvir uma voz conhecida e emitir gorjeios e vocalizações.
Umas das grandes conquistas dos bebês de 2 meses se refere aocomportamento emocional. É possível observar o movimento de pedalagem,onde o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando umabicicleta, e torce o corpo para mostrar alegria.

Como estimular o bebê de dois meses?
Com a visão um pouquinho mais apurada, o bebê descobre nessa fase asluzes e consegue fixar os olhos nela por um bom tempo. Da mesma forma,são atraídos por campainhas e ruídos próximos. Para estimular essasdescobertas, ofereça brinquedos com essas características. Coloque obrinquedo no campo de visão do bebê, a uns 15 ou 20 cm de distância, emova para que ele acompanhe com os olhos. É importante lembrar-se deverificar a indicação de idade na embalagem, para que essas luzes esons não agridam o bebê.
Outra sugestão é levantar o bebê para que ele possa enxergar a seu redor e observar o ambiente.
Esse também é o momento certo de instalar móbiles no berço para queele acompanhe o movimento dos brinquedos. As cores que mais atraem suaatenção são o vermelho e o amarelo.
As músicas têm poder de acalmar as crianças. Escolha brinquedos quereproduzam musicas suaves e tranquilas. Mas cuidado: é muito cedo parabrinquedos barulhentos. As musicas devem ser de preferênciainstrumentais e não muito altas. O toque, o sussurro, o carinho da mãe e dos familiares sãofundamentais para o desenvolvimento da afetividade, da socialização, doprocesso de linguagem. Aproveite todos os momentos para conversar comseu filho.
FONTE: GUIA DO BEBÊ